quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Castelo

O Castelo, outrora designado por “Torre de Buarcos”, foi edificado na Idade Média para servir de ponto de vigilância na defesa da povoação mas também como guia aos navegantes. No século XIX, o que restava do castelo foi demolido por ordem do ministério das Obras Públicas, restando apenas hoje o cunhal da fortificação que se eleva a uma altura de cerca de dez metros.
Sobranceiras à avenida marginal, as Muralhas da Fortaleza terão sido edificadas no reinado de Filipe II (Século XVII). São compostas por duas frentes e serviam para proteger o povoado de ataques exteriores e também das investidas do mar.
No património religioso destaque para a Igreja Matriz, a qual tem como padroeiro São Pedro, santo protector dos pescadores. Criada pela população em 1591, possui painéis de azulejos hispano-árabes do século XVI. A Igreja da Misericórdia foi edificada no reinado de D. Manuel I e recolhia habitualmente peregrinos que passavam por aquelas bandas.
A freguesia de Buarcos possui ainda quatro capelas, duas na vila, uma no Cabo Mondego e outra na Serra da Boa Viagem. Esta última, a de Nossa Senhora da Boa Viagem, é venerada pela população da Serra. No Cabo Mondego, a padroeira é Santa Bárbara, protectora dos mineiros.
Situada no alto da povoação, a Capela da Senhora da Encarnação viu a sua fachada ser reconstruída no século XVIII. Destaque para a sala dos milagres, onde são guardadas as oferendas das promessas e para o retábulo principal, onde a imagem da padroeira aparece ladeada pelas de São Joaquim e Santa Ana.
Fundada pelo povo, a exemplo da Igreja Matriz, a Capela de Nossa Senhora da Conceição data do século XVI, tendo sido alvo de posteriores remodelações nos séculos XVII e XIX. No seu interior, revestido com azulejos de influência holandesa, salientam-se o altar mor e o retábulo, ambos em talha dourada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Festa de Encerramento

Festa de Encerramento Mais um ano letivo chega ao fim...  Mais uma turma do 4.° ano chega ao fim deste ciclo. Uma nova fase irá começar...  ...